COMPRESSOR

COMPRESSOR

O compressor é o coração de um sistema de refrigeração ou aquecimento, pois sem ele não é possível alterar a temperatura do ar ambiente. Ele tanto faz circular o gás refrigerante no interior do sistema como comprime esse mesmo gás, aumentando sua pressão.

A pressão é que faz a mágica acontecer!

Antes de entrar no compressor, o gás a baixa pressão e baixa temperatura passa pelo evaporador (link para o post anterior), absorvendo o calor do ar ambiente. Depois, vai para o compressor, onde é pressurizado, e daí para o condensador (link para o posto anterior), onde libera o calor. Se o sistema for de aquecimento, a mesma troca ocorre, mas recolhendo ar frio na evaporadora e transformando-o em ar quente na condensadora.

Tanto para refrigerar como para aquecer, portanto, o compressor suga o fluido a baixa pressão, armazena-o e depois o libera a alta pressão. E faz isso a partir de dois sistemas diferentes:

  • O compressor por pistão bombeia o fluido de fora para dentro do tanque de armazenamento usando o vácuo formado entre um movimento e outro para sugar e empurrar o fluido do evaporador para o condensador. Há compressores de um estágio, com um pistão, e dois estágios, com dois pistões;
  • O compressor por centrifugação usa dois parafusos girando um contra o outro para conduzir o fluido entre a evaporadora e a condensadora, sugando o fluido num extremo e empurrando-o para o tanque de armazenamento no outro.